James Holmes, 24, foi preso em estacionamento após crime no Colorado studante de medicina transformou apartamento em 'armadilha explosiva'.


A polícia de Aurora afirmou que 12 pessoas morreram e 59 ficaram feridas a tiros no ataque a um cinema de shopping lotado para a estreia do novo "Batman" na madrugada desta sexta-feira (20) na cidade, subúrbio de Denver, Colorado.
Muitos dos feridos estão em estado crítico, segundo a polícia.
O chefe de polícia Dan Oates disse que a polícia ficou sabendo do ataque às 0h39 local (3h39 de Brasília). Em um minuto, a polícia recebeu centenas de ligações pelo telefone de emergência relatando o incidente.
Foto de James Holmes, suspeito do tiroteio desta sexta-feira (20) no Colorado, divulgada pela Universidade do Colorado (Foto: Reuters) 
Foto de James Holmes, suspeito do tiroteio desta
sexta-feira (20) no Colorado, divulgada pela
Universidade do Colorado
No minuto seguinte, a polícia chegou ao local e prendeu o suspeito James Eagen Holmes, de 24 anos.
Ele vestia roupas à prova de balas, tinha três armas de fogo quando foi preso, ao lado de seus carro, no estacionamento do shopping, e havia deixado uma quarta arma no cinema.
Holmes não tinha antecedentes criminais e agiu sozinho, segundo a polícia.
"Seu histórico com o departamento de polícia é uma multa de trânsito por excesso de velocidade em outubro de 2011. Não temos outro registro criminal", disse Oates, acrescentando que ainda não estava claro se ele tinha posse legal de armas.
A Universidade do Colorado divulgou uma foto de Holmes, que era aluno de medicina da universidade.
Segundo a BBC, ele havia abandonado o curso em junho.
James se mudou para o Colorado para obter um Ph.D. em neurociência na universidade, segundo a rede americana de TV "ABC", que citou registros da instituição. Ele teria se inscrito no curso em 2010.
O atirador entrou com uma máscara de gás um uma sala de cinema de shopping lotada, durante a sessão da meia-noite, da estreia do aguardado novo filme da série do Cavaleiro das Trevas, “Batman - o cavaleiro das trevas ressurge”.
Após lançar uma bomba de gás lacrimogêneo, ele, postado diante da tela do cinema, disparou contra a plateia.
Foto de James Eagan Holmes de 2006 no 'livro do ano' da Westview High School, em Rancho Penasquitos, Califórnia (Foto: AFP) 
Foto de James Eagan Holmes de 2006 no 'livro do

James carregava um rifle, duas pistolas glock e uma espingarda. Segundo a "ABC", o rifle era um AR-15.
O cinema transformou-se em uma cena dantesca, com gente sangrando, correndo, fugindo e pedindo ajuda.
Até uma pessoa que estava em uma outra sala de cinema foi atingida por uma bala perdida.
A polícia afirmou que o suspeito transformou seu apartamento, em um alojamento da universidade, em uma "armadilha de explosivos".
As autoridades esvaziaram cinco edifícios nas proximidades e formaram um perímetro de diversos quarteirões por questão de segurança.
Holmes foi identificado como estudante da escola de medicina da Universidade do Colorado, que estava no processo de abandono de um programa de pós-graduação em neurociência, informou a universidade em comunicado. A família divulgou uma declaração de condolências pelas vítimas e pediu por privacidade enquanto "processa essa informação".
mapa tiroteio batman versao 4 (Foto: 1)
A sala de estar do apartamento do suspeito estava lotada de fios conectados com o que pareciam ser garrafas plásticas contendo um líquido desconhecido, afirmou o chefe adjunto do Corpo de Bombeiros de Aurora, Chris Henderson. As autoridades planejavam detonar os supostos explosivos com um robô, afirmou ele.
O presidente dos EUA, Barack Obama, cancelou compromissos de campanha após o incidente.
A Casa Branca afirmou que, aparentemente, com o que se sabe até agora, o ataque não teve relação com terrorismo.
vejas as fotos: Em desespero, Tom Sullivan chega ao local onde as testemunhas estão sendo ouvidas em Aurora exibindo uma fotografia impressa de seu filho, Alex. Ele pediu ajuda da mídia para encontrar o rapaz, desaparecido desde a noite da véspera
Em desespero, Tom Sullivan chega ao local onde as testemunhas estão sendo ouvidas em Aurora exibindo uma fotografia impressa de seu filho, Alex. Ele pediu ajuda da mídia para encontrar o rapaz, desaparecido desde a noite da vésperaAntes de entrar no local, policiais utilizam uma câmera para verificar a casa do suspeito pelo tiroteio em Aurora, Colorado
Antes de entrar no local, policiais utilizam uma câmera para verificar a casa do suspeito pelo tiroteio em Aurora, ColoradoEmocionada, Judy Goos abraça um amigo de sua filha, Emma (esq.), em frente ao colégio Gateway, em Denver. Tanto Emma quanto Terrell Wallin (dir.) testemunharam o ataque
Emocionada, Judy Goos abraça um amigo de sua filha, Emma (esq.), em frente ao colégio Gateway, em Denver. Tanto Emma quanto Terrell Wallin (dir.) testemunharam o ataque ... O presidente Barack Obama lamenta ao falar que o tiroteio durante a estreia do novo filme da série 'Batman' no Colorado foi 'cruel e uma violência sem sentido'
O presidente Barack Obama lamenta ao falar que o tiroteio durante a estreia do novo filme da série 'Batman' no Colorado foi 'cruel e uma violência sem sentido' Robô do esquadrão antibombas é movido para verificar um veículo suspeito parado perto do cinema que foi palco do ataque
Robô do esquadrão antibombas é movido para verificar um veículo suspeito parado perto do cinema que foi palco do ataque    Jacob Stevens, de 18 anos, abraça sua mãe, Tammi Stevens, após depoimento sobre o ataque Jacob Stevens, de 18 anos, abraça sua mãe, Tammi Stevens, após depoimento sobre o ataqueFuncionários desmontam a decoração montada em um cinema de Paris para a pré-estreia do novo filme do 'Batman', cancelada após o ataque nos Estados Unidos
Funcionários desmontam a decoração montada em um cinema de Paris para a pré-estreia do novo filme do 'Batman', cancelada após o ataque nos Estados UnidosJacob Stevens, de 18 anos, abraça sua mãe, Tammi Stevens, após depoimento sobre o ataque
Jacob Stevens, de 18 anos, abraça sua mãe, Tammi Stevens, após depoimento sobre o ataqueHomem chora ao chegar no Hospital Infantil de Aurora
Homem chora ao chegar no Hospital Infantil de AuroraChefe da Polícia de Aurora fala com jornalistas após ataque que matou 12 nesta sexta (20)
Chefe da Polícia de Aurora fala com jornalistas após ataque que matou 12 nesta sexta (20)Cinema Century 16 em Aurora, Colorado, onde 12 foram mortos durante estreia de Batman nesta sexta (20)
Cinema Century 16 em Aurora, Colorado, onde 12 foram mortos durante estreia de Batman nesta sexta (20)Pessoas que estavam na sessão observam a polícia isolar o cinema
Pessoas que estavam na sessão observam a polícia isolar o cinemaEntrada do cinema Century 16
Entrada do cinema Century 16Civis e policiais se concentram em frente ao cinema
Civis e policiais se concentram em frente ao cinemaPoliciais guardam a entrada do cinema Century 16
Policiais guardam a entrada do cinema Century 16Policiais colhem depoimento de testemunha após ataque
Policiais colhem depoimento de testemunha após ataqueCuriosos observam trabalho de policiais
Curiosos observam trabalho de policiaisPolicial nos entornos do cinema
Policial nos entornos do cinemaFoto aérea sem data mostra o local onde houve o ataque.
Foto aérea sem data mostra o local onde houve o ataque.