Brasil fecha sua participação na primeira fase na segunda-feira, às 18h, contra a Alemanha




A seleção masculina de vôlei venceu neste sábado (4) a forte equipe da Sérvia e garantiu classificação antecipada para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres. O Brasil precisou de duas horas em quadra para superar seus erros de ataque e derrotar a Sérvia em 3 sets a 2, parciais de 22-25, 25-15, 20-25, 25-22 e 15-9.
Com a vitória, o Brasil chegou a oito pontos e empatou com a Rússia na segunda colocação do grupo B. A liderança é dos EUA, com dez pontos. As três seleções têm três vitórias e uma derrota em Londres.
O destaque do Brasil no jogo de hoje foi Sidão, que anotou 15 pontos, sendo seis de bloqueio e sete de ataque. Mas o maior pontuador da partida foi o sérvio Nikola Kovacevic, com 16 pontos.
O Brasil começou muito mal o jogo, cometendo muito erros de ataque e sofrendo para vencer o bloqueio sérvio, formado por Uros Kovacevic (1,97 m), Nikola Kovacevic (1,93 m) e Vlado Petkovic (1,98 m). O bloqueio brasileiro não conseguiu deslanchar, e a equipe verde-amarela acabou perdendo por 25 a 22.
No segundo set, Bernardinho mexeu com o brio dos jogadores, que entraram em quadra com mais vibração. Apoiados no bom saque de Murilo, os brasileiros atropelaram os sérvios em 25 a 15.
Na terceira parcial, a equipe brasileira deu a impressão de que tinha despertado para o jogo, cometendo menos erros de ataque, mas sem se distanciar no placar.
A seleção chegou a estar na frente por 16 a 13, mas os sérvios ficaram mais agressivos no ataque e o Brasil voltou a ficar nervoso com as bolas que não caíam na quadra adversária. A Sérvia levou o set por 25 a 20.
No quarto set, a partida virou uma luta de nervos. A parcial foi a mais disputada, com muitas trocas de liderança no placar. Mas quem apareceu então foram Wallace e Rodrigão, que acertaram a mão no ataque e levaram o Brasil à vitória em 25 a 22.
A vitória no quarto set deixou o Brasil vibrante na parcial decisiva. A jovem equipe sérvia sentiu a pressão e cometeu muitos erros de ataque, ficando no bloqueio brasileiro ou jogando a bola para fora. O ataque de Wallace apareceu novamente, o bloqueio funcionou, e o Brasil venceu a parcial em 15 a 9, fechando o jogo em 3 sets a 2.
Após a partida, o levantador Bruninho disse em entrevista à TV Record que a partida foi importante para recuperar a moral do time após a derrota contra os Estados Unidos.
— Vacilamos principalmente no terceiro set, quando estávamos na frente. Mas o importante é que tivemos a cabeça no lugar para nos recuperarmos e vencer o jogo.
O Brasil fecha sua participação na primeira fase na segunda-feira, às 18h (hora de Brasília), contra a Alemanha, que está em quarto lugar no grupo e ainda sonha com a classificação.
Já a Sérvia enfrenta a dura seleção da Rússia no mesmo dia, às 7h30, para garantir vaga na próxima fase dos Jogos Olímpicos.